Portugal vai receber mais uma grande competição de trampolins em 2014 e ninguém quer ficar de fora. Principalmente os ginastas!
O apuramento para esta competição consistia em 3 provas de apuramento: Torneio José António Marques (DMT + TRI), Torneio Mestre Sammer (DMT), Prova de Apuramento (TRI) e Qualificativa de DMT (DMT + TRI). Os melhores 4 de cada escalão (Masculino e Feminino) e categoria (Junior e Sénior) desde que obtida a pontuação mínima, avançariam para a Selecção presente nesta prova, muito particular por si só por juntar Juniores e Séniores na mesma prova, mas principalmente por se disputar em Portugal, na cidade berço de Guimarães.
Foram 3 momentos de apuramento de fortes emoções, principalmente a última, onde tudo ficou decidido.
Para alguns, como Mafalda Prazeres, André Lico, Bruno Nobre, Ana Rente, Diogo Ganchinho, Tiago Lopes, entre outros, tudo ficou mais fácil após a primeira prova, uma vez que, como finalistas ou semi-finalistas do último campeonato do Mundo ou Jogos Mundiais, apenas teriam que cumprir uma das provas para estarem automaticamente qualificados, foi o que sucedeu! Quanto aos restantes, a prova foi decorrendo dentro de alguma normalidade, num contexto de prova fora do pico de forma, como seria de esperar nesta altura do ano. Ainda assim, para as júniores Beatriz Peng, Mariana Carvalho, Ana Gomes, Sofia Correia, Pedro Ferreira, Tiago Romão e Marco Laginha, o início do sonho começou a tomar forma, marcando logo na prova inicial de forma confortável.
A 2ª prova de DMT, realizada em Torres Vedras, ficou marcada por alguma crítica quer aos aparelhos de competição, quer ao ajuizamento que para muitos treinadores, estava a ser exigente demais. A verdade é que o nível apresentado também não foi muito elevado, principalmente da parte dos séniores com muito poucas pessoas a marcar mínimos para integrarem as equipas. O caso mais visível foi o dos séniores masculinos, onde ninguém marcou…Diogo Costa foi o único a aproximar-se, ficando a 0,1 desse objectivo. Os júniores foram quem melhor se portou, mostando muita garra mesmo em situações mais adversas. Tudo ficaria decidido na 3ª prova – Qualificativa de DMT em Sangalhos.
A 3ª prova foi a prova de todas as emoções! Quase tudo aconteceu, inclusivamente a lesão relativamente grave de Ana Rente, que fracturou o perónio durante o aquecimento para a competição e ficará afastada dos trampolins nos próximos 4 a 6 meses. Baixa de peso da ginasta olímpica, uma das maiores esperanças de Portugal nestes campeonatos da Europa. Temos a certeza que ficará a torcer por todos da bancada em Guimarães. Desejamos as rápidas melhoras e que a lesão não impeça de voltar a 100% para o Mundial a disputar nos EUA em Novembro próximo.
A equipa junior já mostrou o que de melhor tem esta competição! A adrenalina de uma prova destas para um júnior é apenas explicável por quem já lá andou! A camaradagem, a vontade de treinar, de competir, de passar tempo juntos, de extravazar, de ganhar, de rir, de chorar começou a ser já demonstrada um pouco nesta 3ª prova. A sorte sorriu a Mariana Carvalho, Beatriz Peng, Sofia Correia e Mafalda Brás no DMT feminino, uma equipa muito forte com aspirações a medalhas individuais e por equipas, sem sombra de dúvida! Tiago Romão, Marco Laginha, Luís Afonso e Miguel Magalhães no DMT masculino irão lutar pela vitória quer por equipas, quer no individual, sem pretenções, mas com realismo, há que assumir que somos candidatos à vitória, como tem sido hábito!
No Trampolim, Ana Gomes, Sofia Correia, Ana Ramos e Mariana Carvalho terão uma palavra a dizer em termos de equipas e porque não sonhar com uma medalha? Não será nada fácil, mas “o sonho comanda a vida”! Já do lado masculino, Pedro Ferreira será o único representante, com aspirações a uma final individual e porque não uma medalha!?
Para os séniores, temos muitos cromos repetidos, começando com a “DreamTeam” de trampolim masculino: Diogo Ganchinho, Ricardo Santos, Diogo Abreu e Tiago Lopes. Os 4 magníficos têm uma tarefa muito exigente pela frente, criada pelos próprios. É que depois dos resultados do último campeonato do mundo com 1 finalista e 2 semi finalistas, no europeu vamos querer mais! E se têm capacidade para isso?!! Uma palavra de apreço para Samuel Castela e Nicolau Marques, que ainda deram luta e fizeram tremer alguns. No final, uma competição muito saudável e um sinal muito positivo para o trampolim masculino, com muita gente com qualidade! Parabéns, estamos num nível elevadíssimo!
Nas séniores, Ana Rente ficou em 1º lugar do ranking, mas já sabemos que ficará de fora por lesão. A equipa será bem representada por Beatriz Martins, Ana Pacheco e Sílvia Saiote que irão procurar com certeza ocupar os lugares de destaque nas finais, quer por equipas, quer individualmente. Será uma batalha mais difícil do que a dos rapazes, mas não impossível.
O destaque nestas lutas vai definitivamente para o DMT sénior, quer do lado masculino quer do feminino! Apenas Mafalda Prazeres tinha certeza da qualificação do lado feminino, depois tínhamos muita gente experiente a lutar por um lugar na equipa, desde campeãs da europa a campeãs do mundo, há títulos para quase todos os gostos! No final a performance de Nicole Pacheco foi surpreendente, principalmente para os que já não se lembravam de a ver saltar! Mas nunca se deve descartar alguém que já foi campeã da europa e foi uma das mais jovens saltadoras em equipas nacionais. Nicole mostrou que apesar de estar há vários anos fora das competições, é possível regressar e ganhar um lugar na equipa! E sabemos que vai estar em muito melhor forma no europeu! Joana Pereira e Ana Simões ficaram de fora desta corrida, bem como Andreia Robalo, que ainda não conseguiu regressar aos seus melhores dias depois de lesão que a afectou. De recordar que também a Andreia já foi campeã da europa de juniores em DMT! A equipa ficou completada com Sílvia Saiote e Ana Robalo. Uma equipa candidata à vitória e a medalhas individuais, de preferência repetindo os títulos que já foram alcançados no passado!
No DMT masculino, havia apenas 2 lugares em disputa, já que Bruno Nobre e André Lico já estavam assegurados. Nas preliminares, Tiago Lopes e André Fernandes falharam e com as boas prestações de Diogo Costa e João Caeiro, Tiago Lopes ficou afastado do europeu em DMT e André Fernandes teria que esperar pelo resultado das finais, uma espera agonizante, tanto mais após a primeira série de João Caeiro, com uma série que não estamos habituados a ver mas muito bem executada (8 – 3 o; 8 2 3 0), fez o algarvio temer pelo seu lugar em Guimarães. Mas João Caeiro teve um deslize que hoje no DMT é quase sinónimo de falha, uma recepção fora da box. André Fernandes pôde então respirar de alívio e vai com certeza mostrar que ser o 4º apurado na equipa não significa absolutamente nada em termos de aspirações a lugares de destaque no europeu. Qualquer ginasta de DMT masculino tem em mente a vitória individual e por equipas, é isso também que nós queremos no final!

Para terminar, uma palavra para os clubes que muito lutaram por estas conquistas, representados pelos treinadores, pais, familiares e dirigentes, que estão também de parabéns! Fiquem com os números globais de participação por clube:
APAGL – 6 lugares (Sofia Correia participa em DMT e TRI)
SCP – 4 lugares (Sílvia Saiote participa em DMT e TRI)
LGC – 4 lugares (Ana Rente estará ausente por lesão, o clube terá apenas 3 participantes)
GCV – 3 lugares
TST – 3 lugares
GSC – 3 lugares (Mariana Carvalho participa em DMT e TRI)
CFE – 2 lugares
CTS – 2 lugares
GCZ – 1 lugar
CRDBR – 1 lugar
Lista de apurados (Fonte: FGP)
Será com certeza uma competição muito especial, que terá um acompanhamento especial por parte do Trawp aqui no site! Participem, encorajem os vossos saltadores preferidos deixando mensagens de apoio e enviando o vosso material!
Visite o site oficial da competição: http://www.trampeuro2014.com
Boa sorte Portugal!

